O governo de Brasília lançou nesta quarta-feira (31) um aplicativo que permite ao passageiro consultar os horários dos ônibus em tempo real e traçar destinos. A posição dos veículos será monitorada por GPS.
O +Ônibus Brasília também possibilita acesso à localização dos pontos de coletivos e às linhas existentes em todo o DF.
Para o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esse é um avanço muito significativo para a cidade. “Quando a pessoa tem a possibilidade de saber com exatidão o horário de ônibus, ela fica muito mais confortável e segura, pois só precisa ir para o ponto de ônibus na hora certa”, disse na cerimônia desta manhã no Palácio do Buriti.
Caso haja um acidente, por exemplo, o passageiro saberá a hora atualizada em que o transporte passará por onde ele está.
Para traçar possíveis rotas, basta definir um ponto de partida e um de chegada para saber quantas linhas fazem o itinerário e o horário delas.
Se o passageiro quiser saber apenas as opções que circulam por determinado lugar, é só informar a localização para ter acesso a todas as linhas que passam por ali.
O aplicativo já está disponível na Google Play e, a partir de 15 de fevereiro, na App Store. Por enquanto, apenas informações referentes às linhas operadas pelas empresas Piracicabana e Marechal estão disponíveis.
A ferramenta foi desenvolvida por uma empresa contratada pelas concessionárias que operam o sistema.
Centro vai monitorar os ônibus em tempo real
O governo também iniciou hoje o trabalho do Centro de Supervisão Operacional, responsável pela gestão, planejamento e fiscalização do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF.
A ideia é que, a partir de agora, a gestão do sistema fique mais precisa e transparente. Com a criação do centro, o governo terá acesso aos horário e itinerários que os veículos cumprem diariamente em tempo real e poderá definir ações de forma mais rápida.
“Essa ferramenta vai beneficiar, inclusive, os próprios rodoviários, pois vamos perceber com mais precisão quanto tempo realmente cada linha precisa para fazer a viagem”, explicou o diretor-geral do DFTrans, Léo Carlos Cruz.
O novo espaço também receberá as informações do posicionamento dos ônibus por GPS, a princípio, das empresas Piracicabana e Marechal.
Em 90 dias, toda a frota das cinco empresas que operam o sistema será acompanhada. O centro vai ser gerido pelo Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) e terá a participação de funcionários da Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle da Secretaria de Mobilidade e das concessionárias.
As entregas fazem parte do Circula Brasília — Programa de Mobilidade Urbana do Distrito Federal.