Já ouvi algumas críticas em relação à proporção que o tema “alimentação e nutrição” tomou nas redes sociais nos últimos anos, especialmente com a popularização do facebook e instagram. Não apenas esse tema, mas exercícios físicos e qualidade de vida sempre permeiam as redes sociais atualmente.
- Advertisement -
Muitos perfis se tornaram bastante populares por postarem diariamente receitas funcionais ou modificações de receitas para deixar as preparações mais saudáveis. Existem, até mesmo, alguns perfis que são um diário alimentar, com o registro de todas as refeições que o dono do perfil faz no dia. Tudo isso com milhares de seguidores e de curtidas.
Aonde quero chegar com este assunto?
Você também acha que está na moda ter uma alimentação mais saudável? Se acha, falamos a mesma língua! Acho ótimo que a busca por uma dieta saudável esteja na moda. O que eu não gosto, na verdade, é de ver pessoas que não tÊm conhecimento técnico e científico postando receitas que não são saudáveis e ganhando adeptos. Isso realmente me incomoda, pois, como nutricionista, sei dos malefícios que receitas mal aplicadas podem causar no organismo.
Então minha dica é: se você também quer estar por dentro das receitas saudáveis disponíveis nas redes sociais e colocá-las em prática na sua cozinha, siga os perfis de profissionais da área (nutricionistas, chefs da gastronomia funcional, nutricionistas que são chefs… temos várias opções!), ou aqueles que têm um respaldo e acompanhamento profissional. Isso é fácil descobrir. Nos dias de hoje sabemos muito da vida do outro pelas redes sociais.
Além disso, não esqueça que o nutricionista é o profissional indicado para a prescrição nutricional individualizada. Se você ainda não tem um profissional da área de sua confiança, procure um, e troque receitas com ele. Valerá a pena!