A festa de filiação do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) Ibaneis Rocha ao PMDB ficará incompleta com as ausências de nomes importantes da possível aliança a ser formada para a disputa pela sucessão do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) no próximo ano.
Do grupo político que vinha negociando a aliança com o presidente licenciado Tadeu Filippelli, não devem participar do evento marcado para logo mais às 19h, na sede do PMDB-DF, os deputados federais Izalci Lucas (PSDB) e Alberto Fraga (DEM).
Procurados no início da tarde pelo Brasília Capital, os parlamentares alegaram que não poderão sair da Câmara dos Deputados, onde participarão da votação uma série de projetos e medidas provisórias relacionadas à segurança pública. Ambos estimaram que a sessão deve se estender até a noite. Izalci afirmou que sequer recebeu convite de Ibaneis para a festa, mas confirmou que foi convidado por Filippelli.
Outra provável ausência será o ex-secretário de Saúde Jofran Frejat. Médico-legista, ele disse vai comparecer à votação da Associação Geral dos Servidores da Polícia Civil do Distrito Federal (Agepol) e alegou ter outro compromisso logo em seguida. Mas, confirmou ter recebido “convite informal” de Ibaneis, por meio de um telefonema.
Já o presidente local do PTB, ex-deputado Alírio Neto, um dos mais incomodados com a entrada de Ibaneis na corrida sucessória, estava com o celular desligado e não retornou as ligações da reportagem.
Na véspera, Ibaneis Rocha disse ao Brasília Capital que o evento de hoje seria “mais um passo importante” para a cidade buscar um novo caminho. E minimizou a insatisfação de Alírio Neto. “Admiro muito o Alírio. Sempre fomos parceiros. Estou vindo para somar, inclusive com ele”, respondeu o novo peemedebista, em resposta à declaração do petebista de que “nesse jogo (a disputa eleitoral) não tem substituição”.