O poeta Affonso Gomes lança, na terça-feira (23), às 19h, no Carpe Diem do CCBB, o livro de sonetos Clausura, escrito durante o isolamento provocado pela pandemia do novo coronavírus. A arrecadação do lançamento será doada ao Lar dos Velhinhos Maria de Madalena, no Núcleo Bandeirante, que enfrentou, a partir de agosto deste ano, um surto de covid-19 com 35 dos seus 92 idosos diagnosticados com a doença.
“Conheço as necessidades de diversos abrigos humanos em Brasília, e sempre que posso dou minha contribuição”, diz Affonso, que é presidente da Academia Candanga de Letras (ACL), com sede na Candangolândia.
Affonso Gomes destaca que Clausura é composto por poemas que falam de recolhimento e, sobretudo, “de amor com as suas variantes emocionais”, resultado da viagem interna que fez durante o período mais intenso de reclusão. No prefácio, o poeta Petrúcio Amorim observa:
“Em tempos de ânimos acirrados, tantas incertezas e ódios acumulados, Affonso Gomes nos traz encadernado o sopro leve de sua poesia…, falando de forma simples e despretensiosa, como se estivesse descalço na sua rede em casa…”.
O autor
Affonso Gomes é maranhense, jornalista, poeta, escritor e pesquisador do folclore nordestino e de forró. Além de presidente da ACL, é membro da Academia Taguatinguense de Letras (ATL), pesquisador da Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do DF e Entorno (Acrespo) e fundador do Instituto Cultural Orgulho de Ser Nordestino. É Pós-graduado em Literatura Luso-Brasileira e Política e Representação Parlamentar.
Obras publicadas
Charadas para você, A função social dos convênios no Brasil, Um pouco de Padre Alberione, Versos aos motes e Simples Assim (sonetos).
Serviço
Lançamento do livro Clausura, de Affonso Gomes
Data: 23/11/2021
Horário: às 19h
Local: Carpe Diem/CCBB (St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2, Conj. 22 – Asa Sul).
Contatos: 61 9 9999-6666 (Affonso) / 9 9297-8742 (assessoria).