O Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek foi eleito o quarto terminal mais pontual do mundo entre os aeroportos que recebem entre 10 e 20 milhões de passageiros por ano. A pesquisa foi divulgada neste mês pela OAG, uma empresa especializada em aviação mundial. Depois do JK, o próximo brasileiro da mesma categoria a aparecer no ranking é o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que ficou na sexta colocação.
A OAG dividiu os aeroportos em quatro categorias de acordo com o número de passageiros que recebem por ano: de pequeno porte – que recebem entre 2,5 e 5 milhões de passageiros; de médio porte – que recebem entre 5 e 10 milhões; grande porte – que recebem entre 10 e 20 milhões; e de maior porte (muito grandes) – que recebem mais de 20 milhões.
A lista considera pontuais os voos que chegam ao destino ou decolam até 15 minutos depois do horário previsto. Em Brasília, segundo a análise, 87,07% das aeronaves que passaram pela capital se enquadraram nesse prazo de tolerância em 2016.
O presidente do aeroporto, Daniel Ketchibachian, disse fazer uma avaliação positiva o resultado. \”Isso demostra que estamos trabalhando em sinergia e que o investimento que realizamos ao longo desses quatro anos de concessão vem apresentando bons resultados\”, afirmou.
O aeroporto mais pontual do mundo na categoria, segundo a OAG, foi o de Surabaya, na Indonésia. O terminal ostenta 90,03% de pontualidade nos voos, de acordo com o levantamento. Depois, aparecem os aeroportos de Honolulu (87,53%), no Havaí e de Salt Lake City (87,20%), em Utah, nos Estados Unidos.
Os outros aeroportos brasileiros que figuram na lista são o de Congonhas, em São Paulo, e o do Galeão no Rio de Janeiro. O terminal paulista aparece em sexto lugar no ranking, com 85,40% de voos pontuais e o carioca em 12º com 82,96% de pontualidade.
Outras categorias
Em outras três categorias, oito aeroportos brasileiros também foram coroados pela pontualidade. Entre os terminais que recebem mais de 20 milhões de passageiros por ano – a maior categoria do levantamento –, o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, ficou em segundo lugar com 85,28% de voos pontuais.
Já entre os aeroportos de médio porte, que recebem entre 5 e 10 milhões de passageiros, há dois nacionais. O terminal de Belo Horizonte aparece em terceiro lugar no ranking (88,49%) e de Santos Dumont, no Rio de Janeiro em 14º (83,72%).
Na lista de aeroportos de pequeno porte, que recebem entre 2,5 a 5 milhões de passageiros, é onde mais terminais brasileiros aparecem. Curitiba figura em nono lugar com 86,77%; Porto Alegre, em 11º, com 85,91%; Recife, em 15º, com 85,26%; Fortaleza, em 17º, com 84,92%; e Salvador, em 19º, com 84,01% de pontualidade.
document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);