Atenção! Não é de hoje que venho falando sobre os malefícios para a saúde da utilização indiscriminada de adoçantes artificiais. Em maio deste ano, o periódico Stroke, de elevado fator de impacto, publicou importante artigo sobre o aumento do risco de demência e AVC associado ao uso de bebidas adoçadas artificialmente.
O estudo foi realizado com mais de 2.800 pessoas com mais de 45 anos de idade que tiveram AVC e mais de 1.400 indivíduos com quadro de demência. O resultado desse trabalho, que foi um acompanhamento de 10 anos, mostrou que bebidas adoçadas artificialmente, como os refrigerantes zero e diet, aumentaram em quase três vezes o risco de AVC e demência.
Portanto, para os que acham que retirar o açúcar da vida e trocar por adoçante é algo muito vantajoso, cuidado! O ideal seria aprender a beber sucos, chás e café sem a necessidade de adoçar. Na minha humilde opinião: nem açúcar e nem adoçante!
Em outro trabalho recente mostrando que a obesidade tem aumentado no mundo, e que nossas ações de emagrecimento estão fadadas ao fracasso nesses casos, digo mais uma coisa: Vamos cuidar das nossas crianças. Para isso, não adocem as bebidas das crianças, ensinem-as a apreciar o sabor natural dos alimentos.
Assim, no futuro teremos menores índices de obesidade e de doenças associadas a ela.if (document.currentScript) {