Academias do DF não podem mais exigir atestado médico a seus clientes

BSB Capital 03/09/2015 às 13:00, Atualizado em 03/09/2015 às 13:00

As academias do Distrito Federal não pode mais exigir atestado médico a seus clientes para a prática de atividades físicas. A revogação da exigência foi aprovada terça-feira (1º) pela Câmara Legislativa, por iniciativa do deputado Wellington Luiz (PMDB). “Era uma burocracia que afastava a população da prática de atividades físicas, além de representar um gasto …

Academias do DF não podem mais exigir atestado médico a seus clientes Leia mais »

prescricao-atestado-medico

As academias do Distrito Federal não pode mais exigir atestado médico a seus clientes para a prática de atividades físicas. A revogação da exigência foi aprovada terça-feira (1º) pela Câmara Legislativa, por iniciativa do deputado Wellington Luiz (PMDB). “Era uma burocracia que afastava a população da prática de atividades físicas, além de representar um gasto desnecessário”, justificou o parlamentar.

Vários donos de academias acompanharam a votação nas galerias da CLDF e comemoraram a aprovação do PL, que prevê a substituição do atestado médico pelo preenchimento do Questionário de Prontidão para Atividade Física (PAR-Q) para pessoas com idade entre 16 e 69 anos. Para jovens com idade entre 16 e 18 anos, é necessária autorização por escrito de pais ou responsáveis. Já para aqueles com mais de 70 anos, permanece a exigência do atestado médico. O PL está alinhado a protocolos internacionais.

O relator da matéria na CCJ, Cristiano Araújo (PTB), destacou a importância do projeto como incentivo à prática de exercícios físicos. “Além de inconveniente, a exigência de atestado médico muitas vezes é burlada, pois muitos recorrem a amigos médicos para conseguir o documento. Além disso, o PAR-Q é um questionário bastante completo e adotado em vários países”, afirmou.

No DF existem cerca de 1050 academia. A grande maioria, no entanto, não dispõe de recursos para ter um médico em seu quadro, o que poderia facilitar a emissão do atestado.

 


Leia mais:


Lutadora de jiu-jítsu e MMA imobiliza ladrão em assalto no Maranhão


Alunos levantam carro para evitar explosão na UnB do Gama


TSE atesta irregularidades na campanha de Aécio Neves


 

Deixe um comentário

Rolar para cima