Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Cidades

A saúde mental dos profissionais da saúde

  • Redação
  • 29/03/2021
  • 09:35

Compartilhe:

Pouco mais de um ano após o início da pandemia, os incansáveis profissionais da saúde buscam fôlego em meio ao caos para continuarem salvando vidas. Além do medo da covid-19, à qual estão diariamente expostos, eles enfrentam o esgotamento emocional. Segundo dados da Fiocruz, o dia a dia exaustivo desses trabalhadores afeta a vida pessoal de 95% deles, desde perturbações do sono até falta de apetite.

O levantamento, que ouviu mais de 25 mil profissionais, aponta que, para 15,8%, uma das consequências do excesso de trabalho aliado às condições e ao medo da doença, é a perturbação do sono. Outras alterações comuns observadas são a irritabilidade ou choro frequente (13,6%), a dificuldade de concentração ou pensamento lento (9,2%) e a perda de satisfação na carreira. Outros 9,1% têm sensação negativa quanto ao futuro; 8,3% têm ou tiveram pensamentos suicidas e 8,1% apontaram alteração no apetite ou alteração do peso.

“Após um ano de caos sanitário, a pesquisa retrata a realidade daqueles profissionais que atuam na linha de frente, marcados pela dor, sofrimento e tristeza, com fortes sinais de esgotamento físico e mental. Trabalham em ambientes de forma extenuante, sobrecarregados para compensar o elevado absenteísmo. O medo da contaminação e da morte iminente acompanham seu dia a dia”, avaliou a coordenadora do estudo, Maria Helena Machado, em nota divulgada pela Fiocruz.

No Distrito Federal, a constatação da Fiocruz também se aplica. O estresse dos médicos e de outros profissionais de saúde é evidente. No SindMédico-DF, são recorrentes as denúncias de superlotação e, ao mesmo tempo, falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) nas unidades públicas de Saúde. O resultado: trabalhadores com medo, sofrendo pela exaustão, pela sensação de incapacidade (quando não conseguem salvar vidas) e pelo descaso com a área, que é histórico, mas ficou evidenciado com a pandemia.

Nesta semana, os leitos públicos de UTI atingiram 100% da capacidade de ocupação. Registrados no sistema, 390 pacientes aguardavam na fila por uma vaga. Ao mesmo tempo, os administradores dos cemitérios Campo de Esperança afirmaram, na quinta-feira (25), que dois cemitérios estão próximos da capacidade total. Apenas na quarta-feira (24), foram contabilizadas mais 50 mortes devido à covid-19 no DF.

E no meio desse caos não há qualquer dado recente, levantado pela Secretaria de Saúde (SES-DF), sobre o absenteísmo por doença dos servidores da Pasta. A última pesquisa foi feita em 2019. Mais um fato que revela a negligência dirigida à área e aos profissionais da linha de frente durante esta pandemia. Que tenhamos logo vacina para todos e consciência dos nossos atos. Caso contrário, no futuro, temo que haja uma nova pandemia, resultado desta: a da saúde mental.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

Caiado é o cara

Caroline Romeiro

Entre modismos e responsabilidade

José Matos

Umbanda: religião brasileira e cristã – II

Júlio Miragaya

O chororô da Unidos da Papuda

Tersandro Vilela

Lula defende Sul Global na regulação tecnológica

Júlio Pontes

Lula virou samba e pode pagar caro por isso?

Últimas Notícias

Entre modismos e responsabilidade

22 de fevereiro de 2026

À espera do PSB

21 de fevereiro de 2026

Goiás projeta 2ª maior safra de grãos da história

21 de fevereiro de 2026

Dobradinha bolsonarista

21 de fevereiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.