O Brasília Capital mostrou os principais pontos do discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da 74ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (24).
Minutos depois já era possível observar uma repercussão negativa nas redes. Adjetivos como \”alucinação ideológica\” e \”Vexame\” ficaram entre os mais citados entre os internautas.
Memes começaram a circular após as falas do presidente. Em um deles, Angela Merkel, chanceler da Alemanha, aparece dormindo durante o discurso do presidente brasileiro.
Autoridades nacionais e internacionais também se manifestaram a respeito das falas de Jair Bolsonaro.
O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla afirmou:
\”Rejeito veementemente a calúnia de Bolsonaro sobre #Cuba e cooperação médica internacional. Delírio e saudade dos tempos da ditadura militar. Deveria se ocupar com a corrupção em seu sistema de justiça, governo e família. É o líder do aumento da desigualdade no Brasil\”
O colunista Ishaan Tharoor, do jornal americano Washington Post, postou em sua rede:
\”Bolsonaro ataca seus antecessores que foram \”todos aplaudidos\” quando chegaram á ONU e fizeram discursos \”totalmente desengajados\”. Ele tem plena consciência de quanto a comunidade internacional o vê de maneira negativa.\”
O ministro da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento da Suécia também comentou o discurso:
\”Bolsonaro abre o debate na ONU. Ele está bravo. Mas nem uma palavra sobre a crise climática ou os problemas dos incêndios na Amazônia. A raiva dele está nos países ocidentais pelo foco no que está acontecendo no Brasil.\”
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, criticou o presidente da República \”Primeiro, inadequado. Segundo, inoportuno. Terceiro, sem referências que pudessem trazer respeitabilidade e confiança ao Brasil no plano ambiental, no plano econômico e no plano político. Quarto, péssima repercussão internacional.\”
O pastor e Deputado Federal pelo Estado de São Paulo, Marco Feliciano (PSC) apoiou o discurso do presidente, afirmando:
\”Depois do histórico pronunciamento do PR Jair Bolsonaro no dia hoje, próprio de um estadista, feito diante da Assembleia Geral das Nações Unidas, nosso Brasil entrou definitivamente para o grupo das nações que ditam os rumos da humanidade! Viva o Brasil!\”
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que foi citado no discurso de Jair Bolsonaro, também comentou em sua rede social, anexando uma postagem do próprio presidente brasileiro:
\”Discurso assertivo na ONU, pontos essenciais, soberania, liberdade, democracia, abertura econômica, preservação da Amazônia, oportunidades e desenvolvimento para a população brasileira.\”