O velho Kalunga alertou-nos: \”na terra, quase ninguém vive como Deus gostaria. Ele gostaria que todos vivessem de forma melhor\”. Gurdieff, o grande mestre russo, já havia ensinado de forma semelhante: \”a única coisa certa é que o homem não aprende\”. Não aprende por quê ? Porque, de forma consciente ou inconsciente, sente prazer em sofrer. Isso mesmo! Prazer em sofrer.
O primeiro tipo de sofredor é o \”coitadinho\”. Sofre para que se penalizem de sua situação. O segundo tipo é o \”revoltado\”. Sofre para que lhes dêem razão. O terceiro é o \”viciado em queixa\”. Apenas reclama e se queixa sem querer ouvir opiniões. Nestes três casos, faça-os verem as suas parcelas de responsabilidade nos problemas e desentendimentos.
O quarto tipo é o \”deserdado\”. Acha que nasceu para sofrer. Faça-o ver a sua postura de má vontade e pessimismo. Fale-lhe das leis do mérito e dos semelhantes. Fale-lhe dos vencedores e da importância do esforço. O quinto é o \”patinho feio\”. Sente-se discriminado em relação aos irmãos. Faça-o ver que o suposto preferido é o que dá mais atenção e é mais próximo dos pais.
O sexto tipo é o complexado de inferioridade. O sétimo tipo é o complexado de rejeição. Acha que não pode ser amado ou ter amigos. Nestes dois casos, mostre-lhes que o problema está neles. É dando que se recebe. Ninguém pode lhe fazer feliz ou infeliz. Somente você pode fazê-los com você.
O oitavo tipo é o \”pé de espinho\”. Com tudo se magoa, se melindra. Ninguém o suporta. Faça-o ver que somos seres imperfeitos. Às vezes agimos de forma desagradável, e que ele também machuca e desagrada.
O nono tipo é o hipocondríaco, sempre falando ou inventando doenças para chamar atenção. Faça-o ver que essa forma o afasta dos demais. O décimo tipo é o \”desagradável\”. Sempre repetindo o que desagrada. Lembre-lhe do que fala.
Finalmente fale da terra como nossa escola e suas três práticas básicas: Sinceridade nas relações, boa vontade e solidariedade.
A vida não tem sentido?
Superando as frustrações afetivas
A profecia de Dom Hélder Câmara