• Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Artigo

Amor e desapego

  • José Matos
  • 06/04/2018
  • 15:52

Compartilhe:

Enquanto não aprendermos a ver os outros como seres humanos e não coisas, nos apegaremos. O apego é resultante de atraso espiritual. Quanto maior o atraso, maior a carência e maior o apego. Com o despertar espiritual passamos de uma situação de busca de sensação e posse baseada no \”eu\”, para a emoção (nós) e finalmente para você que é amor. Com o amor desaparecem todas as misérias humanas.

Amor é o bem do outro quando não ajo mais por recompensa material ou simbólica. De pedinte (carente), com a cumbuca na mão, como ensina OSHO, passo para uma condição de doador. Na condição de doador sintonizo com a vibração divina que é amor. Cada vez que alguém ama torna-se instrumento de Deus. Deus é luz. Deus é amor, como ensinou o Apóstolo João Evangelista. Deus não vem pessoalmente ajudar seus filhos. Deus ajuda seus filhos por meio de seus  filhos.

Pela ignorância, busca de prazer e instinto de preservação da espécie, o ser humano cometeu e comete todo tipo de abuso e patina na evolução sem querer seguir parra o estado de amor, como recomendaram todos os avatares que vieram à Terra. Santo Agostinho recomendava: \”AME, E TUDO O QUE VOCÊ FIZER ESTARÁ CERTO\”. Na mesma direção, Ghandi: \”quando o homem chega a plenitude do amor neutraliza o ódio de milhões\”.

É preciso sair da velha ilusão de posse. Ninguém é amado agredindo, ferindo, humilhando. Só se é amado, amando, e para amar, a condição básica é amar-se. Então comece pelo autoconhecimento. O autoconhecimento é a base da sabedoria. Quem sou eu? Eu sou minhas reações. Se quiser saber quem sou devo observar-me nos momentos em que reajo.

O próximo é o espelho por meio do qual posso me observar, sem distorção, se estiver interessado em me conhecer, ensinou J. Krishnamurti, psicólogo indiano. É preciso ter coragem para conhecer-se sem justificativa ou racionalizações. O ser humano gosta de parecer \”importante\” e não quer ver a realidade sobre si mesmo.

Então, se não quiser fazer isso sozinho, faça-o com a ajuda de um terapeuta. Com o autoconhecimento vem o conhecimento do outro, a sabedoria e o amor sem apego.

José Matos – DF

Compartilhe essa notícia:

Picture of José Matos

José Matos

Professor e palestrante

Colunas

Orlando Pontes

Caiado é o cara

Caroline Romeiro

Brasília sedia debate sobre alimentação e nutrição

José Matos

A caridade real muda a realidade e deve ser recíproca

Júlio Miragaya

O surto de sincericídio de Vorcaro: “Banco é igual Máfia!”

Tersandro Vilela

IA avança no Brasil entre integração em plataformas

Júlio Pontes

A arte e o esporte resgatam o verde e amarelo

Últimas Notícias

Ibovespa em Queda: Impactos da Guerra no Irã e Mercado

14 de março de 2026
Shutterstock

Como os Piscianos Se Entregam ao Amor Profundamente

14 de março de 2026
© Dudás Szabolcs/Európai Bizotts

Jürgen Habermas: Falece aos 96 anos o filósofo da democracia

14 de março de 2026
© Fiba/Divulgação

Brasil enfrenta Mali no Pré-Mundial Feminino de Basquete

14 de março de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.

Removido da lista de leitura

Desfazer
Welcome Back!

Sign in to your account


Lost your password?