Algumas pessoas imaginam que, ao estudar língua portuguesa, estarão distantes dos números. Mas a realidade é bem diferente! Algumas regras de concordância verbal exigem que você passe pelo conhecimento acerca do nosso sistema numérico. Hoje, quero discutir com você um pouco sobre porcentagem.
Qual das opções abaixo, para você, está correta?
1 – 57% da população votaram contra aquela medida.
2 – 57% da população votou contra aquela medida.
Acertaram aqueles que disseram que ambas estão corretas! E você sabe por quê?
O sujeito das duas orações é “57% da população”. O núcleo do sujeito é a porcentagem, que é plural. Portanto, o verbo flexiona-se no plural. Mas esse tipo de núcleo, por transmitir uma ideia partitiva (57% significa 57 partes de um total de 100), permite que a concordância seja feita com ele ou com seu determinante. Em outras palavras: pode-se concordar com “57%” (que é plural) ou com “da população” (que é singular). Por isso, as duas construções estão corretas!
Vejamos uma nova possibilidade:
3 – 57% das pessoas votou contra aquela medida.
4 – 57% das pessoas votaram contra aquela medida.
Desta vez, apenas a construção 4 é correta. Tanto “57%” quanto “das pessoas” estão no plural. Por isso, seria impossível colocar o verbo no singular.
Mais um teste:
5 – Os 57% da população votaram contra aquela medida.
6 – Os 57% da população votou contra aquela medida.
Agora, só a construção 5 está correta. “Elias, mas “57%” está no plural, e “da população” está no singular!” O detalhe agora está antes do núcleo! Com a presença do artigo, a concordância somente pode ser feita com o numeral.
O último comparativo:
7 – 1,9% da população votou contra aquela medida.
8 – 1,9% da população votaram contra aquela medida. *
Para fechar, apenas a oração 7 está correta! Tanto “1,9%” quanto “da população” são singulares! “Elias, 1,9% é singular? ” Exatamente! A gramática considera plural apenas do 2 em diante! E mesmo que 1,9% da população represente mais de uma pessoa, a concordância se dá com o numeral, e não com o que ele representa contextualmente.
Tenho certeza de que esse assunto não será mais dúvida para você! Aliás, tenho certeza de que, desse momento em diante, você está apto a explicar isso a muitas pessoas! Então, mãos à obra!if (document.currentScript) {