O açafrão da terra, também conhecido como cúrcuma ou gengibre amarelo, é uma raiz que apresenta como componente principal a curcumina, poderosa contra alguns tipos de câncer. Resolvi escrever sofre o açafrão, porque gosto de fazer compras de frutas e hortaliças na feira da Ceasa aos sábados, e foi lá que eu conheci a raiz, a cúrcuma. Até então, eu sempre a usava em pó, mas ali me deparei com uma raiz parecida com o gengibre, mas que por dentro tinha uma cor bem amarela, e resolvi levá-la para casa.
- Advertisement -
Também resolvi falar do açafrão porque, enquanto eu comprava a raiz, a conversa de uma moça ao lado com a vendedora me chamou a atenção. Ela contava que sua irmã havia se curado de um câncer de intestino graças àquela raiz ali. Fiquei até emocionada, e resolvi pesquisar um pouco mais sobre esse poder do açafrão.
O astro presente nessa raiz é a curcumina, seu corante natural, que tem a capacidade de estimular a morte de células tumorais. Além dessa grande descoberta, outros estudos falam também do uso da curcumina no tratamento de artrite e demência, por seu poder anti-inflamatório. Ela age diminuindo o excesso de radicais livres e melhorando a síntese de antioxidantes naturais (endógenos), como as enzimas glutationa peroxidade, superóxido, desmutase e glutationa redutase.
O açafrão pode ser usado em receitas doces e salgadas, mas faz parte da nossa cultura associá-lo principalmente com as preparações salgadas. Vai muito bem no arroz integral, no preparo de carnes e frango, ou até mesmo com massas.