Com a derrota do Brasil para a Alemanha nesta terça-feira (8) na semifinal da Copa do Mundo, comerciantes do Distrito Federal começaram cedo nesta quarta a retirar bandeiras, chapéus, camisas e acessórios com as cores da seleção brasileira das vitrines das lojas. Para muitos gerentes, continuar destacando o material pode provocar nos clientes as sensações de vexame, fracasso e até raiva.
- Advertisement -
\”Vai ser difícil vender algo de futebol por enquanto porque as pessoas estão envergonhadas\”, afirmou o gerente de uma loja no Taguacenter, em Taguatinga, Alex Feitosa. \”A maioria das pessoas que entrou aqui hoje falou: \’tira isso aí do Brasil\’. A gente não vai deixar exposto, a imagem não fica legal. O cliente associa ao fracasso. Vamos manter uma coisa tímida lá atrás, mas só isso.\”
O comerciante afirma que já começou a retirar adevisos do mascote da Copa do Mundo, o Fuleco, de alguns objetos, como cantis e sanduicheiras. \”Como tem uma cor única, como verde ou amarelo, podemos inventar e reaproveitar, colocar um adesivo do Hulk, por exemplo\”, afirma. \”Temos que vender, não dá para esperar quatro anos. Já artigos como chapéus e perucas, não tem jeito. Vamos ter que guardar.\”