Como o Dia dos Namorados (12/6) coincidirá com a abertura da Copa – Brasil x Croácia, às 17h, em São Paulo – o Sindivarejista – Sindicato do Comércio Varejista do DF – recomenda que os consumidores antecipem a ida às lojas para os dias 9, 10 e 11. “É que no dia 12 as atenções estarão voltadas para o futebol. O comércio fechará uma hora antes do jogo e não reabrirá. Assim, quem comprar antes só terá a ganhar e fugirá dos atropelos de última hora”, disse hoje o presidente do Sindivarejista, Edson de Castro.
- Advertisement -
A entidade reúne mais de 30 mil lojas de rua e de shoppings.
Nos dias 17 (Brasil x México, em Fortaleza, às 16h) e 23 (Brasil x Camarões, em Brasília, às 17h), o comércio também fechará uma hora antes e não abrirá depois do encerramento das partidas. A decisão foi tomada pelo Sindivarejista e pelo Sindicato dos Empregados no Comércio.
Nos dias de jogos de outras Seleções em Brasília e nos Estados, o funcionamento das lojas no DF será normal, sem qualquer alteração.
Aumento de 3,3%
Pesquisa feita para o Sindivarejista, pela empresa Neocom Informação, constatou que as vendas para o dia dos namorados devem crescer este ano 3,3%. O estudo ouviu 333 lojas e 29% delas esperam vender mais em junho.
O dia dos namorados é a terceira melhor data em termos de vendas, só perdendo para o Natal e o Dia das Mães. A mesma pesquisa também indicou que nos próximos seis meses 21,6% dos lojistas devem ampliar ou abrir novos negócios e 12% disseram que vão contratar mais funcionários.
Televisores em alta
Em função da Copa do Mundo, as vendas de televisores estão crescendo no Distrito Federal e podem acusar expansão de até 15% em muitas lojas até o início da Copa do Mundo, em 12 de junho, na comparação com idêntico período do ano passado, de acordo com levantamento do Sindivarejista.
- Advertisement -
Os modelos mais procurados são os mais modernos, acima de R$ 2 mil e, para aumentar as vendas, o comércio parcela em até dez vezes sem juros.
O presidente do Sindivarejista afirmou que o comércio de material esportivo deve registrar aumento de 10% nas vendas de camisetas da Seleção Brasileira e de outras equipes, além de meiões, calções, apitos e bandeirolas. “A Copa injeta otimismo tanto em consumidores que vão às compras como em lojistas. Brasília está ficando decorada nas cores verde e amarela porque faltam poucos dias para o início da Copa, que terá sete jogos em Brasília”, observa.
Os turistas brasileiros e estrangeiros que virão ao DF ver a Copa injetarão R$ 887 milhões na economia local.