Um espaço para esclarecer dúvidas sobre alimentação, temperatura do banho, importância do sol e detalhes sobre o sono do recém-nascido é desejo de uma boa parte das mães de primeira viagem e até daquelas mais experientes. E é pensando em ajudar a explicar esses e outros pontos que o Centro de Saúde 2 do Núcleo Bandeirante promove, às segundas-feiras, às 9h30, uma espécie de aula para as mamães.
- Advertisement -
Num espaço reservado, a enfermeira Dayse Cristina Viana chega a atender de 30 a 40 bebês todos os meses. Segundo ela, a principal dúvida das mães que procuram o serviço da Sala da Criança é a amamentação.
A melhor posição para amamentar, como fazer para evitar rachaduras nos seios e o fato de nunca usar chupetas ou mamadeiras fazem parte das orientações. \”Procuramos abrir ao máximo o leque de informações para que nenhuma deixe de amamentar\”, justificou a enfermeira.
Segundo Dayse, o ideal é que a atividade ocorra entre quatro a oito dias após o parto. Isso porque, caso haja algum problema com a amamentação, ainda é possível para a equipe do Centro de Saúde intervir e solucionar os problemas.
Outra questão muito comentada durante o encontro é como induzir o bebê a dormir à noite e não durante o dia. Para a profissional, bebês que \”trocam a noite pelo dia\” contam com a inexperiência dos pais. Quando o bebê percebe que ao chorar é retirado do berço, começa a fazer isso sempre.
- Advertisement -
\”Além disso, dormir com o bebê na cama é um risco que deve ser evitado porque os pais podem machuáa-lo durante o sono\”, disse a enfermeira, lembrando que, durante o dia, o bebê deve ficar na sala, com a televisão ligada, janelas abertas, se adequando ao movimento da casa. À noite, deve ficar na penumbra, com a casa silenciosa, com atitudes que levem ao sono e não a estar desperto.