Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

colaboradores

Brincando com os logotipos dos outros

  • Carlos Alenquer
  • 29/01/2025
  • 07:00

Compartilhe:

Quem trabalha ou já trabalhou numa agência de publicidade sabe: é um sofrimento a história de se aprovar uma logo – principalmente se for uma adaptação da antiga marca –, coisa inimaginável se, ainda mais, os que decidem formam parte de um sisudo grupo de diretores da empresa.

Para resolver o problema, um publicitário meu amigo, lá pela década de 1970, resolveu isso de uma forma inteligente e de baixo custo: comprava um anuário de marcas criadas mundo afora, escolhia uma que tivesse alguma ligação com a empresa e oferecia como alternativa para a identificação do cliente.

Sempre dava certo!

Voltando ao assunto, a marca da LG, formada pelas iniciais L e G, hoje traduzidas como Life is Good, vem tentando ser substituída, mas até agora não deu certo: os executivos da empresa resistem à mudança daquele LG com as letras formando o rosto de alguém, sem dispensar um ponto no meio daquilo tudo, indicando que este alguém só tem um olho. (Preste atenção!).

Como aqui não é a Wikipédia, vamos mudar de assunto e falar também das marcas recentes. A Enel é um bom exemplo. Chegou a São Paulo cumprindo a arrebatadora onda de privatizações da locomotiva brasileira – como dizem, modestamente, os paulistas.

Agora, dê uma olhada acurada (!) no logotipo: todas, rigorosamente todas, as letras da marca vão se esfumaçando – imagem que lembra o contrário de energia.

Aí você contra-argumenta: a marca da Coca-Cola tem mais de 100 anos. E eu respondo: pois tem o ditado filosófico que assegura exceções em todas as regras.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Carlos Alenquer

Carlos Alenquer

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

Novo Marco de Sistemas Alimentares e Clima

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Ibaneis: “investimos quase R$ 1 bi em Taguatinga”

Últimas Notícias

Ronaldo Caiado e Daniel Vilela. Foto: Reprodução

Daniel Vilela, vice de Caiado, lidera pesquisa para o Governo de Goiás

5 de dezembro de 2025

STJ mantém monitoramento no presídio de Planaltina

5 de dezembro de 2025

De olho em você

5 de dezembro de 2025

Um reajuste, vários pais

4 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.