A frota de ambulâncias da rede pública será ampliada e modernizada com a aquisição de 62 novos veículos pelo Governo do Distrito Federal. Trinta ambulâncias foram entregues na terça-feira (30). Em uma solenidade no Palácio do Buriti, e serão destinadas aos hospitais regionais, à área de infraestrutura da Secretaria de Saúde e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O investimento foi de R$ 17.888.530, provenientes da Fonte 138 (Sistema Único de Saúde) e de emendas parlamentares. A frota é composta por 50 ambulâncias de suporte básico tipo B, destinadas ao transporte intra-hospitalar, e 12 ambulâncias padrão para o Samu. As ambulâncias de suporte básico beneficiarão os hospitais de Asa Norte (HRAN), Guará (HRGU), Leste (HRL), Sobradinho (HRS), Planaltina (HRP), Brazlândia (HRBZ), Gama (HRG), Apoio de Brasília (HAB) e Materno Infantil de Brasília (Hmib).
“Fomos eleitos a melhor cidade para se viver, e a Saúde foi um dos critérios principais. É uma área estratégica e precisa ser tratada com um olhar atento e cuidadoso. Estamos investindo em UBSs, contratando pessoal e realizando o maior número de transplantes no País. Também estamos avançando em tecnologia para proporcionar mais conforto aos usuários”, afirmou a vice-governadora Celina Leão.
A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destacou que as novas viaturas ajudarão a aliviar o trabalho do Samu e dos hospitais. “Todas as regiões de saúde e hospitais serão contemplados com essas ambulâncias. Nosso objetivo é que o Samu mantenha o melhor tempo de resposta do Brasil”, afirmou.