O Governo do Distrito Federal autorizou, quinta-feira (21), o início da construção do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 601 do Sol Nascente. Com um investimento de R$ 10.298.053,60, a escola será construída no Trecho 1, Etapa 1, Quadra 601, Área Especial 03.
Durante a assinatura da ordem de serviço, o governador Ibaneis Rocha anunciou a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ao lado da escola e comentou sobre outros investimentos na região.
O local, anteriormente utilizado para despejo irregular de resíduos sólidos, será transformado em um espaço dedicado à educação, com capacidade para 700 alunos por turno, com 20 salas de aula e uma área construída de 5.110,16 m².
Inicialmente, a escola atenderá 1,4 mil alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, com possibilidade de expansão para incluir a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“Estamos focados na educação e na saúde, que são nossas prioridades”, afirmou o governador. “Dentro do nosso projeto, prevemos a instalação de uma delegacia a partir do próximo ano. Queremos uma unidade da Polícia Militar, uma do Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil atuando, todas as unidades de saúde operando. A licitação de uma UPA já está em andamento junto ao Iges-DF, para ser instalada no Trecho 3 do Sol Nascente. As obras estão a todo vapor”, anunciou Ibaneis.
Infraestrutura e educação
Criada pelo governo de Ibaneis Rocha em 2019, a Região Administrativa do Sol Nascente/Pôr do Sol tem recebido a infraestrutura e investimentos em áreas básicas como a educação.
“Essa é uma das obras mais importantes da educação, pois está localizada em uma área abandonada por décadas. Este CEF terá capacidade para 700 alunos por turno, totalizando pelo menos 1,4 mil alunos”, explicou o secretário substituto de Educação, Isaías Aparecido.
“Além disso, deixaremos de transportar alunos para unidades de outras RAs, o que representa um grande avanço na educação, permitindo que os alunos e suas famílias fiquem próximos da escola”, completou Aparecido, lembrando que a Secretaria irá licitar a construção de um Centro Educacional (CED) na Quadra 700 do Sol Nascente.
A escola será construída em três pavimentos, com rampas e escadas. Além das salas de aula, haverá espaços para artes cênicas, música, leitura, artes plásticas, multiuso, multimídia, grêmio estudantil e apoio pedagógico. O CEF também contará com cozinha industrial, refeitório, vestiários e sanitários, salas administrativas, pátio coberto, laboratórios, castelo-d’água, central de gás (GLP), bicicletário, guarita, estacionamento, parquinho infantil e uma quadra de esportes coberta.