A Câmara Legislativa está realizando nesta segunda-feira (27) à noite audiência pública para debater o impacto das alterações no sistema viário de Taguatinga, envolvendo as Avenidas Comercial e Samdu. O debate – no Teatro Paulo Autran, no Sesc da cidade – foi proposto pela deputada Celina Leão (PPS), presidente da Casa, e conta com a participação de moradores da cidade e do Movimento Taguatinga Unida (Movitu), representado por seu diretor, Ronald Filgueiras.
O sistema binário de tráfego teve início no dia 3 deste mês. Com a implementação, a Samdu é utilizada para quem quiser acessar o lado norte de Taguatinga, e a Avenida Comercial, por quem desejar ir à parte sul. \”Sendo assim, o motorista que for ao Taguacenter, por exemplo, precisará seguir pela Samdu. Para ir ao centro, deve-se pegar a Comercial\”, explica Celina.
A deputada observa que o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) já realizou ação para suspender a alteração, tendo em vista o recebimento de um abaixo-assinado de 3.342 moradores daquela região. \”A ausência de estudos ambientais sobre os impactos trazidos pela inversão e a proteção da comunidade também são uma preocupação sensível do MP\”, explicou a distrital.
A presidente da CLDF ressalta que a ouvidoria da Câmara Legislativa do DF (CLDF) recebeu inúmeras reclamações e críticas à medida adotada pelo Governo do DF. \”A Lei Distrital nº 2.372 de 1999 dispõe sobre a obrigatoriedade de realização de consulta aos moradores de Taguatinga sobre alterações no tráfego nas Avenidas Samdu e Comercial daquela cidade\”, comenta a deputada.