Dois veterinários, um biólogo e um auxiliar técnico da Fundação Jardim Zoológico de Brasília embarcaram nesta segunda-feira (23) para o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. Eles vão montar dois pontos de apoio para o socorro de animais feridos pelo incêndio no local, iniciado na terça-feira (17).
Os funcionários do zoo serão responsáveis por organizar os serviços de cuidado a esses animais e se juntarão a organizações não governamentais que já estão na Chapada.
“Vamos auxiliá-los sobre o que fazer, já que eles não têm tantas informações técnicas”, informa o diretor-presidente do Zoológico de Brasília, Gerson de Oliveira Norberto, que integra a equipe da instituição.
O grupo ainda leva medicamentos, kits cirúrgicos e vários equipamentos para o manejo de vários tipos de animais. A ideia é que os voluntários que já estão na Chapada tenham uma rápida capacitação para utilizar as ferramentas de manejo.
Ainda não há uma estimativa de quantos animais estão precisando de socorro. O foco, de acordo com Norberto, será resgatar e tratar aqueles que estão cercados pelas áreas atingidas pelo fogo. “Vamos começar uma busca ativa por onde o incêndio já foi controlado”, explica, ao contar que os principais cuidados serão com intoxicação e queimadura.
A equipe, a princípio, ficará no parque até quarta-feira (25) para traçar um diagnóstico da situação. Se necessário, haverá rodízio de funcionários para que o serviço no zoológico não seja afetado.