A uma semana do carnaval de 2016, quem carrega o Cetro no Brasil é Rei Aedes. Momo foi destronado. Na capital da República, nem a família real escapou de sua maldição. Vítima de dengue hemorrágica, uma das quatro pragas disseminadas pelo Super Mosquito, a enfermeira Maria Cristina Natal Santana, 42 anos, cunhada do vice-governador Renato Santana, faleceu na quarta-feira (27), no Hospital Regional de Brazlândia.
Pelaí
Bombeiros e fiscais do Detran do DF querem desfilar em motos importadas. Os homens do fogo fizeram a coisa certa e vão receber, até maio, 10 máquinas da marca alemã BMW modelo G 650 GS (R$ 38 mil cada). Já o pessoal do trânsito queria a F 800 GS, avaliada em R$ 46 mil. Seriam 14 unidades. Mas o governador Rollemberg suspendeu a compra, para frustração dos foliões que entram na avenida com seus uniformes amarelos.
Bloco do Triplo X
No Reino de Aedes, o mundo está ficando de cabeça pra baixo para o ex-imperador Lula. Na quarta-feira (27), a Polícia Federal deflagrou a 22ª etapa da Operação Lava-Jato, não por acaso batizada de Triplo X. É que o principal alvo são apartamentos do condomínio Solaris, no Guarujá (SP). No prédio, construído pela OAS, está o triplex supostamente pertencente ao ex-presidente da República.
O cordão da Elba
Se isto ficar comprovado, a turma do juiz Sérgio Moro finalmente terá encontrado o “Fiat Elba de Lula” – em 1992, a compra de um automóvel com dinheiro do esquema do tesoureiro de campanha PC Farias foi o cordão que derrubou o então presidente Fernando Collor. A suspeita é de que os imóveis do Guarujá tenham sido repassados aos dirigentes petistas, inclusive Lula, como pagamento de propina e lavagem do dinheiro desviado de empresas estatais, como a Petrobras.
Sob o aplauso da ilusão
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) tornou inelegíveis o ex-governador Agnelo Queiroz (PT) e seu vice, Tadeu Filippelli (PMDB/foto). Na quarta-feira (27), a Corte entendeu que a dupla cometeu irregularidades na publicidade institucional em 2014, usando a propaganda do GDF para se promover. Embora unânime, cabe recurso da decisão ao TSE. É a esperança que resta a Agnelo e Filippelli para não ficarem de fora dos desfiles eleitorais pelos próximos oito anos, depois de sequer terem disputado o segundo turno no último pleito.
Na apuração perdi você
Na segunda-feira (25), a 1ª Vara da Fazenda Pública cancelou a concorrência para exploração das bacias 1 e 4 do sistema de transporte público de Brasília. Os certames foram vencidos pelas empresas Piracicabana e Marechal, respectivamente.
Nas cinzas pude perceber
Na quarta-feira (27), a Polícia Civil entrou na passarela e cumpriu mandados de busca e apreensão em Brasília, em Curitiba (PR) e em Alexânia (GO). Foram recolhidos documentos que podem esclarecer possíveis maracutaias na licitação.
Atrás do trio elétrico
No gabinete do deputado Ricardo Valle (PT), a polícia foi atrás de provas contra a assessora parlamentar Mara Viegas, suspeita de passar informações privilegiadas a investigados da CPI dos Transportes da Câmara Legislativa. Na capital paranaense o alvo foram o escritório e a casa do advogado Sacha Reck e a sede da Marechal. Já na cidade do Entorno a “visita” foi à casa do presidente da Comissão de Licitação, Galeno Furtado.
Eu bebo sim…
Em meio a tantas quedas e tropeços, só quem tem a comemorar é Rei Aedes. Sem alarde, mas com muito trabalho e criatividade, o mosquitinho transformou seus produtos em poderosas marcas tipo exportação para 23 países americanos. E tem planos de expansão de mercado. A Organização Mundial de Saúde prevê 4 milhões de infectados pelo Zika Virus (causador da microcefalia em fetos) no continente, sendo 1,5 milhão no Brasil. Sem contar o crescimento da dengue e da chikungunya. E assim Rei Aedes Aegypti vai vivendo. Tem gente que não se cuida e vai morrendo…