Na manhã desta terça-feira (27), o Governo de Brasília inaugurou a primeira árvore digital do Distrito Federal, em Taguatinga. O equipamento irá disponibilizar wi-fi grátis para até 500 pessoas simultaneamente na Praça do Relógio, no centro da cidade. A rede conecta internautas em um raio de até 200 metros no entorno da Praça.
A instalação e manutenção são responsabilidade da empresa paulista Suntree. O serviço não onera os cofres do governo. Em troca do fornecimento do sinal gratuito, a Suntree poderá explorar espaços publicitários na plataforma.
Dificuldades – Durante a inauguração da árvore digital, os presentes tiveram dificuldades para acessar a internet pelo wi-fi do Governo. Para melhorar a conectividade, o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Thiago Jarjour, estuda diminuir o raio de alcance e otimizar os acessos somente na Praça, e não nos comércios da região. \”Toda inovação requer ajustes\”, constatou.
Promessas – O governo pretende inaugurar 20 árvores semelhantes ainda no primeiro semestre. \” Até o final do ano, serão 50 pontos\”, prevê o secretário do Desenvolvimento Econômico, Valdir Oliveira.
Já a administradora Karolyne Guimarães, apadrinhada do deputado federal Ronaldo Fonseca (Pros), também presentes na inauguração, afirmou que essa conquista retrata a \”era da modernidade em Taguatinga\”.