A versão do WhatsApp para micro e pequenas empresas foi liberada para usuários brasileiros nesta quinta-feira (25).
O WhatsApp já estava em funcionamento para celulares Android na Indonésia, Itália, México, Reino Unido e Estados Unidos.
O aplicativo, gratuito, permite destacar a conta como um \”perfil empresarial\” e colher estatísticas para entender se as estratégias de comunicação das empresas estão funcionando.
Entre as funcionalidades disponíveis, estão responder dúvidas de consumidores e atender reclamações de forma automática, bem como a personalização de um perfil específico para empresas, com dados sobre horário de atendimento, endereço e descrição do negócio, por exemplo.
O app pode ser baixado gratuitamente. É necessário a realização de um cadastro da empresa — que não exige CNPJ.
\”Mais de 80% dos pequenos negócios na Índia e no Brasil dizem que o WhatsApp os ajuda a se comunicar com clientes\”, diz um comunicado do WhatsApp.
É a primeira grande mudança no uso do app desde que a empresa foi comprada pelo Facebook, em 2014. Na época, não estava claro como a companhia de Zuckerberg iria lucrar com o aplicativo de mensagens.