Mesa Diretora da CLDF é eleita no domingo (1º) – Foto: Carlos Gandra/CLDF
Da Redação
Os 24 deputados distritais elegeram, na noite de domingo (1º), a nova Mesa Diretora da Câmara Legislativa para o biênio (2023/2024. Wellington Luiz (MDB) foi escolhido por unanimidade para a presidência da Casa. A sessão foi presidida pelo deputado Iolando (MDB), por ter sido o primeiro-secretário da 8º Legislatura, conforme determina o regimento interno (art. 7º; § 1º).
Candidato único à presidência pelo Bloco CLDF Unida, Wellington Luiz (MDB) assumiu a presidência da reunião para dar sequência à eleição dos demais membros da Mesa. Ricardo Vale (PT) foi eleito vice-presidente da CLDF. Chico Vigilante (PT) destacou o fato de todas as votações terem sido concluídas por unanimidade, demonstrando a união dos parlamentares.
A deputada Paula Belmonte (Cidadania) e Fabio Félix (Psol) registraram a importância de a CLDF ter independência e voz para a oposição”. Além do presidente e do vice, a eleição define os parlamentares que ocupam os cargos de primeiro, segundo e terceiro-secretários, seus suplentes, além do ouvidor e do corregedor. Confira a nova composição da CLDF:
Presidente – Wellington Luiz (MDB);
Vice-presidente – Ricardo Vale (PT);
1º secretário – Pastor Daniel de Castro (PP) e suplente Pedro Paulo Pepa (PP);
2º secretário – Roosevelt Vilela (PL) e suplente Doutora Jane (Agir);
3º secretário – Martins Machado (Republicanos) e suplente Eduardo Pedrosa (União);
Corregedor – Joaquim Roriz Neto (PL);
Ouvidor – Jorge Vianna (PSD);
Procuradoria Especial da Mulher – Doutora Jane (Agir);
Procuradoria Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – Chico Vigilante (PT).