O Plebiscito Popular 2025, organizado pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, com apoio de sindicatos, centrais sindicais e movimentos sociais, é uma importante iniciativa de mobilização da classe trabalhadora brasileira.
A consulta acontece de julho a setembro, com votação oficial de 14 a 21 de setembro, e busca ouvir a população sobre pautas essenciais, como o fim da escala 6×1, a redução da jornada de trabalho sem perda salarial, a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e a taxação dos super-ricos.
As propostas têm como objetivo promover justiça social, melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e corrigir distorções no sistema tributário. Essas pautas dialogam diretamente com a história de lutas da categoria bancária, que conquistou marcos importantes, como a jornada diária de seis horas e a escala 5×2 (cinco dias de trabalho por dois de descanso).
> Leia também: Isenção do Imposto de Renda e fim da escala 6×1: vote aqui no Plebiscito Popular 2025
Avanços sindicais como esses transformaram a rotina dos bancários e seguem como referência para outras categorias. Defender esses direitos já consolidados e apoiar outras categorias que ainda enfrentam jornadas exaustivas e desigualdade salarial é um ato de solidariedade e compromisso coletivo.
Por isso, a participação da categoria bancária no Plebiscito Popular vai além do apoio simbólico: é a reafirmação do papel ativo na construção de um país mais justo. Mais do que uma consulta, o Plebiscito Popular 2025 é um convite à ação coletiva.
CHAMADO À MOBILIZAÇÃO – Para a categoria bancária, é a chance de transformar a solidariedade histórica em mobilização concreta, reafirmando a força da organização dos trabalhadores. Com uma urna física para coleta de votos disponível em sua sede, no Conic, a CUT-DF, à qual somos filiados, participa ativamente da campanha, reforçando o engajamento das entidades do Distrito Federal nessa construção coletiva.No Sindicato, haverá, em breve, urna física disponível para quem preferir votar presencialmente. Quem optar pela votação digital pode acessar o link direto aqui.