- Advertisement -
A retirada do projeto da CLDF reascendeu a discussão sobre quem será o administrador das cidades que retomarão suas administrações. Deputados e moradores se organizam para entregar listas ao governador, que durante a campanha prometeu fazer eleições diretas para escolha dos administradores regionais. Na Fercal, o padrinho da indicação deve ser o deputado Doutor Michel (PP). No SIA, Hélio Aveiro, que foi candidato pelo PSDB e é segundo suplente de distrital é o preferido dos empresários para assumir a cadeira. No Núcleo Bandeirante a Associação de Moradores se reunirá na segunda-feira (27) para montar uma lista com três nomes para encaminhar ao governador, assim como farão os moradores do Park Way.
Carlos Cristo, morador do Park Way, comenta que continuar com as 31 administrações é uma faca de dois gumes para a população. “Pode significar melhorar a interação do governo com a comunidade o fato de termos uma administração para cuidar de cada cidade. Por outro lado, sabemos que a rejeição dos deputados é pelo fim do loteamento de cargos, onde eles acomodam seus cabos eleitorais”, ressalta.
Sobre o loteamento, o chefe da Casa Civil, Hélio Doyle, afirma que o corte nos gastos das administrações pode vir por meio de decreto do governador Rodrigo Rollemberg e que o governo não teme o loteamento. “Nós diminuiríamos o custo das administrações apesar de sabermos que os deputados não aceitam. Podemos reduzir o tamanho delas por decreto”, disse. “O importante é ter administrações eficientes e com gastos racionais”, afirma Doyle.
Eleições ainda sem previsão
Uma das principais promessas de campanha do governador Rodrigo Rollemberg é a eleição direta para administrador regional. Mas parece que o mandatário não terá vida fácil para implantar seu projeto. O primeiro passo para chegar às eleições, de acordo com Hélio Doyle, era a regulamentação dos conselhos populares, previstos no PL que foi retirado da pauta na quarta-feira. Agora, o governo pretende discutir melhor as regras dos conselhos junto aos deputados. O objetivo é evitar um novo revés.
Leia Mais:
- Advertisement -
Alvarás constrangem Rollemberg