• Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Artigo

Viva os 36 anos do PT

  • Redação
  • 13/02/2016
  • 09:53

Compartilhe:

 Antônio Sabino (*)

Indice
Crise no Brasil: a verdade (ou não) da culpa do PTPara o PT, “Dilma não pode mais ser refém de Cunha”“Nós não fazemos toma lá dá cá”, diz Rui Falcão, presidente do PT

 

Em meio aos estertores finais de uma ditadura sangrenta, em 1980 nasce o maior partido da história política brasileira. A vontade de criar um partido sem as amarras e os grilhões da elite arregimentou jovens da esquerda tradicional, estudantes, setores da igreja católica, artistas, intelectuais que desejavam uma agremiação de defesa dos reais interesses da classe trabalhadora.

Assim, nasceu o PT. Resultado da vontade da classe trabalhadora, que havia acumulado forças nas lutas sindicais do ABC Paulista, nas lutas dos trabalhadores rurais pela reforma agrária, no engajamento de homens e mulheres nos centros urbanos desejosos de verem um país democrático e livre da opressão.

O Brasil de hoje está muito melhor do que o de 36 anos atrás. Basta revisitar os dados históricos que antecedem a ascensão de Lula ao posto máximo de governança em nosso país. Os indicadores sociais colocaram a imagem do Brasil em outro patamar de reconhecimento internacional e demonstram o respeito absoluto pelos mais pobres, fio condutor das principais políticas de governo, que fizeram a mobilidade social mais destacada de todos os tempos em esfera mundial.

Quarenta milhões de desvalidos saíram da extrema pobreza e passaram à condição de consumidores de bens e de serviços, fazendo a economia girar e crescer, como nunca havia ocorrido. As elites, assanhadas e perturbadas com as sucessivas derrotas, após o primeiro mandato da presidente Dilma, resolveram se rearticular de forma mais açodada os instrumentos para impedir a continuidade do projeto de libertação nacional.

Os meios de comunicação, aliados com setores do judiciário, desenvolveram e praticaram a campanha mais feroz em favor de um candidato – Aécio Neves, tentando elegê-lo e destruir o projeto nacional de defesa dos pobres e dos mais necessitados. Mas Dilma forjou a síntese da vontade majoritária e derrotou o PIG e as elites que se escondiam numa cortina de acusações infundadas e desmedidas.

Uma nova quadra de lutas se apresenta para o PT, para a classe trabalhadora e para todos os homens e mulheres que não aceitam a interrupção do projeto de libertação nacional. A elite, a mídia e agora contando com uma ação mais sistemática e permanente da justiça do Moro utilizam-se de todos os instrumentos para impedir que Lula, seja candidato em 2018.

Estabelecendo verdadeiro cerco contra o PT porque sabem que o povo brasileiro abraçou a causa da libertação nacional e deseja Lula como o continuador do processo político que completará 16 anos e com a sua eleição em 2018 iremos para 20 e depois 24 anos no poder, aí sim, consolidando o projeto iniciado pelos trabalhadores, quando apeamos do poder, pelo voto, os amigos siameses da elite.

Devemos, sim, comemorar o 36º aniversário do PT. Chegar até aqui, de pé, cheio de vida, articulado e agraciado no coração da classe trabalhadora, é motivo de muita alegria, a despeito de tudo que se coloca para a continuidade da luta.

(*) Fundador do PT e membro da Executiva Regional/DF

 


Crise no Brasil: a verdade (ou não) da culpa do PT


Para o PT, “Dilma não pode mais ser refém de Cunha”


“Nós não fazemos toma lá dá cá”, diz Rui Falcão, presidente do PT


 

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

Caiado é o cara

Caroline Romeiro

Brasília sedia debate sobre alimentação e nutrição

José Matos

A caridade real muda a realidade e deve ser recíproca

Júlio Miragaya

O surto de sincericídio de Vorcaro: “Banco é igual Máfia!”

Tersandro Vilela

O novo tabuleiro da IA

Júlio Pontes

Veja o desempenho dos deputados federais no Instagram em fevereiro

Últimas Notícias

“Não nos preocupemos com o gênero da presidenta”, diz Erika Hilton

11 de março de 2026

Ecos do Mané Garrincha

11 de março de 2026
Ronaldo Caiado e Daniel Vilela. Foto: Reprodução

Daniel Vilela avança com filiações de políticos goianos ao MDB

11 de março de 2026

PT pede explicações sobre precatórios ligados a escritório de Ibaneis

11 de março de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.

Removido da lista de leitura

Desfazer
Welcome Back!

Sign in to your account


Lost your password?