“A vida é uma oportunidade para que se dê valor a ela. O valor da vida está também nas pequenas coisas. O problema é que seu ego continua a achar que algumas coisas são pequenas. Elas se tornam grandes se você tiver amor. Abandone o ego e tudo será criativo. Jamais se deixe levar pela tendência de ser grande, famoso. Simplesmente ame a vida e ela lhe dará tudo o que você precisa. Ela se tornará uma benção para você. Descubra na vida quantas coisas lhe forem possíveis e assim você terá riqueza moral e espiritual. Se você está vivo terá que aprender através de invernos e verões; terá que passar por todas essas estações sabendo perfeitamente bem que a existência nunca é contra você”.
Nascer, morrer, renascer ainda, progredir sempre. Tal é a lei, ensinou Leon Denis. Todos nós deveríamos estar num processo de transformação para melhor. Hoje, melhor que ontem e amanhã melhor que hoje. Refletir, aprender, crescer. Somos alunos da vida e todos somos professores e alunos uns dos outros, mas não confunda sinceridade com grosseria. A sinceridade é educativa e visa o bem do outro.
“Se você acha que franqueza rude é virtude observe o efeito da água fervente atirada sobre uma planta”, ensinou André Luís. “A boa palavra dita a seu tempo é maçã de ouro em cesta de prata”, ensina provérbios. Há hora de falar, modo de falar e dose no falar. Nem tudo o que foi bom no passado seria bom no futuro.
“Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho, e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a favor”, ensinou Goethe. Existem pessoas de bem que foram programadas para lhe encontrar e ajudá-lo, mas existirão também pessoas tóxicas para lhe atrapalhar e prejudicar. Mantenha distância destas últimas e lembre-se de Jesus: “sejam simples como as pombas, mas prudentes como as serpentes”.
Gratidão aos benfeitores! Propósito ou programação existencial não é certeza. Se fosse, seria destino e seríamos robôs. Você tem que ir à luta com disposição. “É 99% de transpiração e 1% de inspiração”, como disse Einstein.