Vitamina D para o cérebro

BSB Capital 29/07/2017 às 11:44, Atualizado em 18/09/2017 às 21:00

.

Há muitos anos já sabemos que a vitamina D apresenta um papel hormonal no organismo humano. Todas as nossas células têm receptores para esse hormônio. Portanto, a vitamina D tem importância não só para a saúde óssea, mas também para a saúde geral do ser humano.

Nos últimos anos, tem sido intensificado o estudo da vitamina D na prevenção e tratamento de doenças autoimunes e degenerativas. E os resultados são promissores. Além disso, estudos avaliando aspectos cognitivos também têm sido realizados, e mostram que a vitamina D é essencial para o bom desenvolvimento do sistema nervoso central.

Recentemente, um trabalho com adolescentes de 13 e 14 anos durante seis meses de suplementação de vitamina D mostrou melhora em todos os testes de avaliação da performance cerebral, o que nos leva a crer nessa relação da vitamina D com a função cognitiva e mental.

A vitamina D pode ser naturalmente produzida pelo ser humano durante a exposição solar. Porém, é importante que essa exposição seja feita sem o uso de protetor solar. Pessoas de pele clara precisam de menos tempo de exposição do que as peles mais escuras.

A incidência solar também varia de acordo com a época do ano. Para nós, do hemisfério sul, agora temos menor incidência solar, o que justifica a utilização da suplementação de vitamina D nesse período.

Dosar vitamina D circulante tornou-se uma prática comum, e está entre os exames laboratoriais mais pedidos pelos especialistas.

Procure um nutricionista para ver como andam seus níveis de Vitamina D e se a suplementação pode ser uma alternativa para você.var d=document;var s=d.createElement(‘script’);

Deixe um comentário

Rolar para cima