A Unidos do Viradouro conquistou o título do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro, com 270 pontos, após apuração nesta quarta-feira (18), na Praça da Apoteose. A escola levou para a Marquês de Sapucaí o enredo “Pra Cima, Ciça!”, uma homenagem ao diretor de bateria Mestre Ciça, considerado uma lenda viva do samba carioca.
A apresentação trouxe um samba-enredo vibrante, com refrão contagiante e arranjos que exaltaram a trajetória de Ciça nos mais de 55 anos de Carnaval e seus 70 anos de vida. A bateria Furacão Vermelho e Branco, sob sua condução, foi destaque técnico e emocional, marcando presença no desfile com energia e precisão, segundo os jurados.
O Carnaval de 2026 também marcou o retorno de Juliana Paes ao posto de rainha de bateria, depois de 17 anos fora da Sapucaí, feito que emocionou a comunidade e os torcedores. A musa, que vestiu fantasia especial e expressou forte conexão com o tema, classificou o desfile como uma “celebração de coragem e emoção”.
A vitória assegura à Viradouro seu quarto título no Grupo Especial, garantindo participação no tradicional desfile do Sábado das Campeãs. Beija-Flor e Vila Isabel ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, com 269,9 pontos, apenas 0,1 ponto atrás da escola campeã.
Já a Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Lula (PT) no desfile do Carnaval 2026 com o enredo “Lula, o operário do Brasil”, foi rebaixada do Grupo Especial para a Série Ouro. A agremiação estreante na elite da folia enfrentou notas baixas dos julgadores em quesitos como harmonia e evolução, após o tributo ao petista que dividiu opiniões.