Neste sábado (16) os moradores da quadra 301 de Águas Claras foram surpreendidos pela visita de uma cobra. O animal foi capturado pela Polícia Ambiental e encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).
O biólogo Antônio Batista afirma que deve se tratar de uma cobra coral ‘falsa’, versão não venenosa do réptil vermelho, preto e branco. “No vídeo, quando ela tenta avançar no morador, é possível observar que ela tem o fundo branco. Se fosse uma coral peçonhenta, a cobra seria completamente colorida”, afirma Batista.
Esta não foi a primeira vez que uma cobra passeou pelas ruas da cidade. No ano passado, uma jiboia foi vista na Estrada Parque Vicente Pires (EPVP), próximo a Águas Claras.
Resgates
Nos primeiros dez meses de 2015, o Batalhão da Polícia Militar Ambiental resgatou cerca de 1,2 mil animais silvestres no Distrito Federal — uma média de quatro por dia. As ocorrências costumam aumentar no período de seca, uma vez que muitas espécies são obrigadas a fugir das frequentes queimadas, mas a época de chuvas também é de muito trabalho para o BPMA.
Leia mais: