“Uma vez que você desperta, se surpreende com o modo como as pessoas estão vivendo. Toda a vida delas não passa de loucura. Alguém está louco por dinheiro, outro por poder, um outro por fama”.
Não obstante, é preciso aprender com os aborígenes da Austrália: “Somos todos visitantes deste tempo, deste lugar. Estamos só de passagem. Nosso objetivo é observar, aprender, crescer e amar… E depois, vamos para casa”.
A um jovem triste, Chico Xavier ensinou: “Falta a você o bem feito aos outros”.
A vida manda sinais de alerta. Insatisfação boa é quando te leva à busca da realização do seu propósito. Ruim é quando você se vitimiza, se entrega e não reage.
Insatisfação é uma mensagem da vida para você tomar atitude para melhorar a sua vida e a dos demais. Talvez você esteja na profissão errada, no lugar errado ou vivendo com a pessoa errada.
São Francisco, ao flagrar um auxiliar olhando para a cidade, percebeu que ele estava insatisfeito, com saudade da vida mundana, e pediu que ele abandonasse a vida de monge e fosse viver a vida de cidadão comum. É muito melhor um cidadão comum satisfeito do que um padre, monge ou pastor insatisfeito.
Transforme a insatisfação em motivação para crescer, realizar-se, e não para viver se queixando, depreciando-se, vitimizando-se. Se você não faz o mal, mas também não faz o bem, você faz o mal, porque omissão também é crime.
Na parábola do rico e de Lázaro, Jesus advertiu os ricos que vivem de forma inconsciente, sem ética e sem solidariedade sobre as consequências do seu viver insensato.
E ensinou Ele: “É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”.
A riqueza, juntamente com o poder e a beleza física, são as provas mais difíceis, porque o rico, em geral, acha que a riqueza compra tudo.
Aquele que tem o poder, pensa que o poder nunca passa; e a pessoa linda acha que beleza é eterna. Todas as coisas na Terra passam, exceto, o conhecimento, a experiência e o bem feito.
“Sou feliz. Fiz todos os meus deveres de casa”, dizia Chico Xavier. E ensinava: “O bem feito é seu advogado em toda parte”.