José Matos
Você foi criado com orgulho e preconceito. Acreditou e continua achando-se superior e especial. Liberte-se ou atrairá a humilhação para corrigir-te e o desprezo dos demais para libertar-te do egoísmo, porque, para cada defeito de caráter, a vida mandará os remédios adequados para a correção para que um dia você aprenda a amar e torne-se auxiliar do Criador, Avatar, Elohim.
O remédio do orgulhoso é a humilhação; do egoísta, a solidão, desprezo e indiferença dos demais; dos cruéis, a dor. O bem volta para fortalecer o bem em você; e o mal, para você educar-se e mudar.
Pobres humanos, ingratos, que só valorizam o que falta, o que perderam, o que não conseguiram, os acontecimentos ruins. E por isto, sofrem. Você viveu muitos anos com uma pessoa agradável, ela morreu e você vive sofrendo. Você não pode ter gratidão pelo tempo que conviveu com ela?
Outros querem experimentar a liberdade, reajustar as emoções. E pedem a prova da solidão. A solidão vem e eles não aceitam, sofrem, e desejam uma pessoa qualquer. Aparece uma pessoa desqualificada e ela não faz outra coisa que não seja infernizar a vida dela, com brigas, cobranças e humilhações. Se ligue! Sabiam quem a pessoa era, mas mesmo assim arriscaram, e por isto sofrem!
“Sofrimento é treinamento porque não há possibilidade de amadurecer sem sofrimento. Você vai repetindo a experiência sem aprender. A mesma experiência que você repete de novo e de novo, a mesma raiva, a mesma agressividade. Se você decidiu não aprender; se você quer repetir a mesma tolice de novo e de novo, então terá que ser jogado de volta para a mesma classe, as mesmas provas. Não veja a vida de outra forma. É uma vasta escola de formação, a única universidade que existe”.
A Terra é hospital, escola e prisão. É hospital porque somos doentes da alma. É prisão porque estamos presos ao corpo e ao passado, mas é, acima de tudo, escola, porque, se nos educarmos, nos curaremos e nos libertaremos.