Dicas para não ter dor de cabeça nos aeroportos durante as férias
Os aeroportos estão cada vez mais cheios e mais congestionados. O número de funcionários no atendimento só diminui e os problemas, principalmente na alta temporada, tiram a paciência dos passageiros. O excesso de chuva, as manifestações e greves dos aeroviários, somados a um serviço que deixa muito a desejar, requer dos tripulantes alguns cuidados. Não custa nada programar-se e começar as férias sem dor de cabeça.
- Advertisement -
Confira algumas dicas para evitar transtornos na sua viagem:
– Na bagagem de mão, leve o que for frágil. Na despachada, o resto. Assim elas ocupam menos espaço, ficam mais leves e você embarca fácil, fácil. Opte por levar na mão os objetos de maior valor e aquilo que vai ser usado durante o vôo. Vale lembrar que o limite de peso de peso das malas de mão é de 5kg, já as que são despachadas podem acumular 23kg. Caso esteja em dúvida sobre o peso das bagagens, a farmácia do aeroporto – sempre com uma balança – é uma boa opção para conferir o peso e balancear com os companheiros de viagem.
– Leve um documento com foto da lista abaixo para embarcar rapidinho sem complicações. Leve também o seu passaporte se estiver viajando para o exterior, mesmo se o país fizer parte do Mercosul. É comum vôos para a Colômbia, Venezuela, Chile e Peru fazerem escala no Panamá (que não faz parte do Bloco e cobra passaporte dos brasileiros). Este simples detalhe pode impedi-lo de embarcar. Em caso de viagens para o exterior também é essencial ter em mãos o cartão de vacinas.
- Carteira de Identidade (RG)
- Passaporte
- CNH com foto
- Carteira profissional com foto
– Dá para ganhar tempo inclusive na hora do check-in. Faça o seu pelo celular, pelo site ou nos totens de autoatendimento. Mesmo que tenha malas para despachar, compensa fazê-lo com antecedência. Em caso de vôos nacionais, o check-in pode ser feito de sete dias a 45 minutos antes do embarque.
– Se você está grávida e tem viagem marcada, algumas precauções não podem esperar, desde levar atestado até acompanhamento médico. Depende de quanto tempo falta para o neném nascer. De 28 a 36 semanas, é necessário assinar uma declaração de responsabilidade e voar levando seu atestado médico. Acima disso, voe com seu médico também!
– Imprevistos acontecem. Mas se houver o risco de não conseguir viajar, prefira comprar passagens das tarifas flexíveis: elas não cobram taxas para cancelamento e alteração. Remarque sua viagem sem perder tempo nem dinheiro.
– Quer levar seu amigo de quatro patas para voar? Tudo bem! Mas a menos que ele seja cão-guia, deverá ir no porão dianteiro do avião com toda a segurança que ele merece. Prepare tudo antes. Assim, durante a viagem, você não perde tempo com preocupação.