Orlando Pontes (*)
A Via Sacra mais famosa e tradicional do Distrito Federal acontece há 31 anos no Morro da Capelinha, em Planaltina. Este ano, a estimativa é de que atraia um público de 70 a 150 mil pessoas no dia da encenação da Paixão de Cristo.
Mas, na vizinha Sobradinho, as comemorações da Semana Santa também são uma tradição. A primeira encenação ocorreu há 40 anos, no Teatro de Arena da cidade, e volta em 2023 após três de interrupção devido à pandemia da covid-19.
A primeira Via Sacra de Sobradinho aconteceu em 1983 e, desde então, encanta milhares de pessoas, que se deslocam à cidade serrana para assistir o espetáculo. A produção conta com 800 atores e figurantes, que encenam a morte e ressurreição de Jesus num teatro a céu aberto próximo à Paróquia Imaculada Conceição, na Quadra 13. Estima-se que mais 15 mil pessoas comparecerão este ano.
Identidade
Para o deputado distrital, João Cardoso, a encenação faz parte da identidade dos moradores de Sobradinho. “Cresci com a Via Sacra ao lado da minha casa, sendo narrada ao vivo por Dom Ronaldo. Sempre foi um dos grandes eventos da nossa cidade. É um momento de encontrar amigos, confraternizar com a família e a comunidade. E também de reflexão sobre a importância do sacrifício de Cristo”, diz o representante da cidade na Câmara Legislativa, que trabalhou no evento, como como voluntário, em anos anteriores.
João Cardoso destinou emenda parlamentar com recursos para serem aplicados no evento, que conta com apoio da Secretaria de Cultura do GDF.
De acordo com Eufrásio Pereira, um dos organizadores da Via Sacra de Sobradinho, a mensagem contida na Paixão de Cristo é de paz e esperança, encaixando-se tanto num contexto religioso quanto cultural. “A Via Sacra de Sobradinho é uma oportunidade de reunir o público da cidade e causar reflexão e fraternidade em uma data tão importante”, afirmou.
SERVIÇO:
Data: 7/4 (Sexta-Feira da Paixão)
Local: Área Especial 4, da Quadra 15
Horário: 17h
Responsável: Eufrásio Pereira da Silva / Coordenador-Geral
Telefone: 61-99985-7106
E-mail: eufrasiopereiradasilva@gmail.com
(*) Com informações do blog do Emicles/Jornal de Sobradinho