Dias ensolarados previstos para durar sete dias, pelo menos. Foto: Agência Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê pelo menos uma semana de estiagem no Distrito Federal, depois de chuvas nesta segunda-feira (15). A secura deverá começar terça (16) e continuar assim até a próxima semana. Para a temperatura, a previsão de estabilidade, com máximas em torno dos 29 graus, com o sol esquentando ainda mais o tempo até que os temporais voltem. O acumulado de chuvas em janeiro ainda está abaixo do esperado.
Prepare-se para o calor. Esta segunda-feira (15/1) é o último dia com previsão de chuvas no DF até, ao menos, a semana que vem, indica o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura deve se manter estável, com máximas em torno dos 29ºC, mas o sol deve tornar o tempo ainda mais quente até a volta dos temporais. Explicação do meteorologista do Inmet Luiz Cavalcanti: \”Isso muda a circulação atmosférica. A diferença inibe a formação de nuvens e bloqueia sistemas que poderiam trazer chuvas\”, explica.
O veranico ― período de estiagem com calor intenso ― estava previsto desde o começo do mês. A curta estiagem interrompe a sequência de dias chuvosos no DF, iniciada ainda em dezembro. Em 2018, só não houve registro de pancadas em um dia. Ainda assim, o acumulado de janeiro registrado pela estação do Inmet no Sudoeste indica quantidade abaixo da média para o período. Em 14 dias, ou seja, quase metade do mês, choveu 95 milímetros. O número corresponde a apenas 38,37% dos 247,4mm, volume esperado para o DF nos primeiros 31 dias do ano.
Expectativa
Apesar dos números abaixo da média, o Inmet acredita que janeiro terminará com quantidade de chuvas dentro do esperado. \”Ainda há previsão de que a meta seja atingida, até porque deve chover na última semana do mês\”, espera Cavalcanti. Os dois principais reservatórios do DF registraram melhora no volume útil durante o fim de semana. De sexta-feira (12) a domingo (14), o nível barragem Descoberto aumentou 0,7 ponto percentual, de 37,7% a 38,4%.
No lago Santa Maria, que guarda a maior parte da água para a estiagem, o volume subiu de 32,5% para 32,9% no período, o que representa uma melhora em 0,5 ponto percentual. Confira aqui as cidades onde haverá racionamento nesta segunda-feira.