Desde setembro de 2025, o Brasília Capital mostra, mensalmente, como foi o desempenho dos políticos do Distrito Federal no Instagram. O recorte temporal considera quesitos como quantidade de publicações, engajamento, curtidas e ganho de seguidores.
As redes sociais têm papel cada vez mais expressivo no tabuleiro político-eleitoral do Brasil. Em 2024, por exemplo, nas eleições municipais, a Meta (detentora do Facebook e Instagram) foi o fornecedor que mais faturou no período eleitoral. Ao todo, foram investidos R$ 201 milhões em tráfego pago.
Veja ranking de fornecedores das eleições municipais
Acompanhar o desempenho dos políticos no Instagram é um importante indicativo para entender cenários, além de proporcionar ao leitor a oportunidade de debater o tema não apenas no período eleitoral.
Entre senadores do DF, Damares é líder em seguidores, likes e número de posts
A senadora Damares Alves (Republicanos) ganhou 664.418 seguidores no Instagram em um ano; os outros dois representantes do DF na Casa Alta tiveram desempenho muito semelhante: Leila do Vôlei (PDT) alcançou 64.836 novos; e Izalci (PL) 65.740.
A ex-ministra de Jair Bolsonaro também foi quem mais publicou: 1.739, mais do que seus dois colegas somados (691 para Leila e 662 para Izalci).

Ela também lidera o quesito número de curtidas. Como padrão bolsonarista, Alves compartilha notícias praticamente como um veículo de impresa e atinge maior número de curtidas: mais de 34 milhões; Izalci teve 1,3 milhão e Leila 726 mil.
Izalci defende Eduardo Bolsonaro e viraliza
Entre os quesitos analisados, Damares não lidera apenas no “post mais engajado”. Isso porque, em setembro, o neobolsonarista Izalci Lucas viralizou ao defender que as taxações americanas, impostas por Donald Trump, eram culpa de Lula e não de Eduardo Bolsonaro. Veja o vídeo:
Os dados foram computados de 1º de janeiro e 22 de dezembro de 2025