Desde setembro de 2025, o Brasília Capital mostra, mensalmente, como foi o desempenho dos políticos do Distrito Federal no Instagram. O recorte temporal considera quesitos como quantidade de publicações, engajamento, curtidas e ganho de seguidores.
As redes sociais têm papel cada vez mais expressivo no tabuleiro político-eleitoral do Brasil. Em 2024, por exemplo, nas eleições municipais, a Meta (detentora do Facebook e Instagram) foi o fornecedor que mais faturou no período eleitoral. Ao todo, foram investidos R$ 201 milhões em tráfego pago.
Veja ranking de fornecedores das eleições municipais
Acompanhar o desempenho dos políticos no Instagram é um importante indicativo para entender cenários, além de proporcionar ao leitor a oportunidade de debater o tema não apenas no período eleitoral.
GDF: Cappelli é o pré-candidato que mais ganhou seguidores em 2025
O presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento da Indústria (ABDI), Ricardo Cappelli (PSB) é o pré-candidato ao Governo do Distrito Federal que mais ganhou seguidores em 2025. Ao todo, 110.940 pessoas passaram a segui-lo este ano. Carioca, Cappelli aposta nas redes para conseguir romper desconhecimento.
A vice-governadora Celina Leão (PP) ganhou 48 mil, pouco mais que Leandro Grass (PT), com 47 mil e Paula Belmonte, 35.465. O lanterna, neste quesito, é o ex-governador José Roberto Arruda (PSD), que passou a ser seguido por 21.490 contas no seu Instagram em 2025.
GDF: Entre pré-candidatos, Cappelli é quem mais publica e engaja
Cappelli também é quem mais posta no Instagram. Enquanto seus quatro adversários, somados, postaram 2.600 vezes, ele sozinho publicou 1.624 conteúdos. A especialidade dele é criticar a dupla Celina e Ibaneis.
O ex-interventor da segurança pública no DF também é quem mais acumula likes na rede. Foram mais de 3,4 milhões de interações, contra 772 mil de Celina; 748 mil de Grass; 623 mil de Paula Belmonte e apenas 223 mil de Arruda.
Petista viralizou no dia dos namorados
No dia 12 de junho, o professor Leandro Grass relembrou um debate eleitoral onde ele desmentia a famigerada “ideologia de gênero”. O conteúdo rompeu barreiras e ultrapassou 330 mil curtidas, sendo o post mais engajado do ano entre os pré-candidatos ao GDF. Veja o vídeo: