Você é corpo, mente e alma. Cuide dos três. Viver somente em busca do “ter” vai lhe gerar um vazio existencial. A Vida tem um sentido maior. Busque interesse, conhecimento espiritual, compreensão, consciência, realização da sua programação existencial. Esta é a busca que faz você não ser um robô.
Quando você sentir um vazio muito desagradável sem explicação, saiba que seu ser total (corpo, mente e alma) está descompensado. Em geral, as pessoas morrem tristes. Passaram a vida correndo atrás de cacarecos, do ter, do prazer, da busca de importância e só na hora da morte descobrem que não viveram.
Agora é tarde. Como disse Chico Buarque, “o tempo passou na janela e só Carolina não viu”. “Vós não sois máquinas; homens é que sois”. Ensinou Charles Chaplin: Pare, relaxe, tire seus momentos para o ócio, curta a natureza e não permita nenhuma preocupação. Relaxe! A vida é eterna. Descanse! Quando você é incapaz de descansar, é incapaz de fazer tudo que é valioso”.
ED não descansava. Trabalhava de domingo a domingo e repetia sempre: “Tenho que pagar minhas contas”. Hoje, após dois AVCs, ED está paralítico. E agora? Assim como o corpo precisa de alimento, a alma também se alimenta quando ama. Mas amor sem apego. “Se houver apego, então este amor será uma prisão”.
A mente se alimenta quando você aprende, realiza e cria, mas não deixe que o ego lhe domine. Viver só para a matéria fará você sentir vazio, tristeza, depressão.
Alexandre, o Grande, pediu para ser enterrado com as mãos para fora do caixão, para que as pessoas vissem que ele não estava levando nada! “Somente a conquista de um Reino é necessária: a conquista do Reino Interior. Você vai conquistar reino por reino, e depois?”, questionou um sábio a Alexandre.
Na mesma direção, Jesus ensinou que “somente uma coisa é necessária: a implantação do Reino de Deus em nós. De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma?”. Alimente sua alma fazendo o bem, de coração. Alimente sua mente aprendendo sempre. Você é um triplo ser. Cuide dos três!