Na manhã desta terça-feira (28), o Distrito Federal acordou com todas as estações de metrô fechadas. Ao serem questionados, os funcionários informaram vagamente uma “falha no sistema” e que o serviço não tinha previsão de retomada. O resultado foi imediato: paradas de ônibus abarrotadas, e as principais vias da área sul do DF estão apresentando longos congestionamentos.
Segundo nota expedida pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) no final da manhã,a pane nos trens do metrô nesta manhã foi provocada por vandalismo nos cabos de fibra óptica, cujo rompimento ocasionou perda de sinalização no sistema e consequente interrupção da prestação do serviço. Além dos cabos de fibra ótica, cabos de energia também foram furtados.
Com a ruptura dos cabos de fibra óptica, o Sistema de Sinalização e Controle, responsável pelo monitoramento dos trens, parou de funcionar, o que obrigou a interrupção total do serviço. É este sistema que impede a aproximação de trens e, por segurança, reduz a velocidade de tráfego em determinado trecho quando há falha.
O Metrô-DF informou que as equipes de manutenção já estão em campo para solucionar o problema. “Foi elaborada uma estratégia para restabelecimento do sistema e reparo das fibras rompidas para que os trens voltem a circular o mais breve possível”, diz em nota. A Companhia finaliza a nota lamentando o transtorno aos usuários.
Diante da paralisação total do sistema do metrô, a Secretaria de Mobilidade do DF informou que foi determinado o reforço nas linhas de ônibus. O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal – DER e o Detran-DF, por sua vez, informaram em nota oficial que foi liberado o tráfego de veículos leves nas faixas exclusivas para ônibus, vans escolares e táxis nas rodovias distritais e nas vias urbanas. As autarquias informaram, ainda, que a liberação começa a valer a partir das 10h desta terça-feira (28) e permanecerá até que a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô DF) tenha seu funcionamento normalizado. A liberação das faixas exclusivas contemplam os corredores da Estrada Parque Taguatinga (EPTG / DF-085), da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB / DF-075), do Setor Policial e das W3 sul e norte.