O município de Valparaíso, no Entorno do Distrito Federal, segue como um dos principais polos empreendedores de Goiás, figurando no ranking das cinco cidades com maior número de empresas ativas no estado, segundo a Junta Comercial (Juceg). Os dados de janeiro de 2025 consideram apenas as empresas que não se enquadram no perfil Microempreendedor Individual (MEI).
Comparando os meses de janeiro de 2024 e janeiro de 2025, Valparaíso registrou um salto de 3.401 empresas, somando um total de 26.056 negócios ativos, mantendo-se como a cidade com maior número de empreendimentos na região, quando comparada com outras cidades do Entorno. Luziânia registrou, de um ano para o outro, uma diferença de 3.257 CNPJs; e Águas Lindas, com 3.187 empresas a mais.
Considerando o total de empresas ativas em treze cidades do Entorno do DF (Abadiânia, Águas Lindas, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás), o número chega a quase 150 mil, um aumento de 13% em relação a janeiro de 2024, quando esse total era de cerca de 132 mil.
Segundo a secretária do Entorno, Caroline Fleury, o aumento no demonstra a força do empreendedorismo local. “Estamos observando um movimento que tem se consolidado como um verdadeiro motor de desenvolvimento para a região e para Goiás”, declarou.