A DataBsb entra em ação e afirma, com a convicção de quem pesquisou no site do IBGE: o Brasil tem 5.568 municípios.
Na conta não cabem, para arredondar nos 5.570, nem o Distrito Federal, a Brasília que conhecemos, nem Fernando de Noronha, sonho de todo mundo que ainda não conhece o restaurante Mergulhão.
Nos municípios com eleição, há um número estratosférico de candidatos a vereador. A maioria, provavelmente, não sabe dos meandros da política e, menos ainda, que, além de dinheiro para bancar a campanha e os cabos eleitorais, precisa de ter um nome forte – e ainda um número de cinco dígitos fácil de decorar.
Para entrar de cabeça na campanha, os postulantes precisam de muita criatividade para serem lembrados, particularmente nesta semana de festa cívica.
Em busca de ser notado, o candidato registra sua profissão: professor, militar, médico, advogado, enfermeiro, pastor etc. e tal. Padre só foi encontrado um.
Outros falam de como é conhecido na cidade. Tem de Alex Robin Wood a Coringa, passando por Alaide Obrigada de Nada, a Heitor, o Lindão.
Na intermediária, Anderson Bisteca, Zé do Bode, Alan do Espetinho, Ivan do Caranguejo e Menina dos Ovos pedem um complemento: a Adriana do Gás.
Agora sério: Vai viajar pra votar? Lembre-se: o que parece chistoso é uma forma de ser reconhecido.
E mais: é nos municípios que as mudanças começam. A não ser que você não se importe com as manobras nada engraçadas que alguns políticos fazem para sobreviver.