A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal será ampliada a partir desta sexta-feira (26) beneficiando a população que tem de 76 a 78 anos de idade. Outra novidade é que a partir desta quinta-feira (25) o público-alvo poderá agendar a aplicação da primeira dose pela internet.
Continuarão sendo vacinados membros do grupo prioritário já incluído anteriormente, além de cerca de 9 mil profissionais de saúde da rede privada, que estão na linha de frente, e ainda não foram vacinados.
A Secretaria de Saúde decidiu ampliar o grupo prioritário após a chegada de 25,5 mil doses da vacina Covishield, desenvolvida pela universidade de Oxford, em parceria com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca. Além disso, continuarão sendo vacinados membros do grupo prioritário já incluído anteriormente, além de cerca de 9 mil profissionais de saúde da rede privada, que estão na linha de frente, e ainda não foram vacinados.
O agendamento pelo site estará disponível a partir das 16h desta quinta-feira (25). Existe, ainda, a previsão do Ministério da Saúde de que o DF receba uma remessa de 11 mil doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
A estimativa da Secretaria é de que haja 23.061 pessoas entre 76 e 78 anos vivendo na capital federal. Com a ampliação, os grupos prioritários a serem vacinados passam a ser compostos da seguinte maneira:
Pontos de vacinação
A vacinação contra a Covid-19 ocorrerá em 42 pontos de vacinação, sendo 13 por drive-thru. A lista das unidades para imunização está disponível aqui. A vacinação dentro do carro ocorrerá exclusivamente por meio do agendamento eletrônico. Na página da Secretaria de Saúde o usuário irá se cadastrar e poderá escolher o dia e o horário para ser vacinado.
Neste momento, a plataforma digital permite que o usuário agende a aplicação da segunda dose do imunizante nos pontos de drive-thru. No entanto, nesta quinta-feira (25) o site irá disponibilizar o agendamento da primeira dose.
O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, pede à população que tenha calma e lembra que há vacina para todos do grupo prioritário. “Estamos iniciando mais uma etapa de vacinação, que será feita por meio de agendamento, nesta quinta-feira, e terá início a partir desta sexta-feira. Pedimos tranquilidade a todos porque há vacinas suficientes e serão aplicadas por meio de drive-thrus e unidades de vacinação, evitando-se, assim, aglomerações nesses locais”, acrescentou Okumoto.
*Com informações da Secretaria de Saúde