Vacinação no DF começa quarta-feira (20)

bsbcapitalPor ,17/01/2021 às 16:47, Atualizado em 17/01/2021 às 16:47

Aplicação será iniciada às 10h. Profissionais de saúde e idosos serão os primeiros vacinados

A campanha nacional de imunização contra a covid-19 começa na quarta-feira (17), às 10h. A distribuição para todos estados e para o Distrito Federal começa amanhã, segunda-feira (18), às 7h. Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o Plano Estratégico e Operacional da Vacinação já está pronto para entrar em vigor.

“Está dado o primeiro passo para o início da maior campanha de vacinação do mundo contra o coronavírus”, afirmou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A distribuição da vacina, segundo o ministro, será feita pela FAB a “pontos focais” definidos por cada estado.]

DF – O plano de imunização do Distrito Federal prevê que serão vacinados primeiramente os profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente contra a covid-19, pessoas maiores de 75 e idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e hospitais psiquiátricos. Ao todo, o GDF estima 202,3 mil pessoas na primeira fase do plano distrital de imunização.

O segundo grupo é composto por 265,3 mil pessoas, entre 60 e 74 anos. A terceira fase é composta por 150,2 mil pessoas, que apresentam comorbidades como diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. Ao todo, o GDF calcula que os grupos prioritários somem cerca de 700 mil pessoas.

Rede de Frio já está pronta para receber e armazenar as vacinas no DF

Rede de Frio – Segundo a Secretaria de Saúde, assim que recebidas, as vacinas ficarão acondicionadas na Rede de Frio, responsável por operacionalizar toda a logística de distribuição para as regiões e respectivas unidades de saúde.

“É importante deixar bem claro que, independentemente do quantitativo das vacinas, nós já temos a força de trabalho, a capacidade de resposta para operacionalizá-la, de acordo com a demanda que surgir”, afirma o subsecretário de Vigilância à Saúde do DF, Divino Valero.

O Plano Estratégico e Operacional da Vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal estabelece que serão mobilizados 1,5 mil profissionais, em 169 salas de vacina, espalhadas nas sete regiões de saúde. Todos os pontos, de acordo com o GDF, foram equipados, neste ano, com 183 câmaras frias científicas para armazenamento de imunobiológicos. O treinamento dos servidores da Saúde que farão a aplicação da vacina começa nesta segunda-feira, às 8h.

Deixe um comentário

Rolar para cima