Da Redação
Imunização é destinada para crianças entre 1 e 5 anos incompletos. Segundo Secretaria de Saúde, capital tem 199,6 mil meninos e meninas nessa faixa etária; multivacinação para quem tem até 15 anos também vai estar disponível.
Começa nesta segunda-feira (8), no distrito Federal, a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite para crianças entre 1 e 5 anos incompletos. As doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Brasília. A campanha ocorre até o dia 9 de setembro em todas as UBSs. No dia 20 de agosto, será o Dia D de mobilização nacional.
A capital tem 199,6 mil crianças nessa faixa etária, segundo a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). Também estará disponível a multivacinação para quem tem até 15 anos (confira abaixo).
A vacina contra a paralisia infantil é administrada em dois formatos diferentes: injetável e em gotas. A vacina inativada poliomielite (VIP) é um imunizante trivalente injetável em três doses aplicadas em:
Bebês de 2 meses: 1ª dose;
Bebês de 4 meses: 2ª dose;
Bebês de 6 meses: 3ª dose.
A vacina oral poliomielite (VOP) é considerada um reforço do esquema primário em duas doses para crianças:
Crianças a partir de 15 meses: 1ª dose;
Crianças a partir de 4 anos: 2ª dose.
Também nesta segunda (8) começa a campanha nacional de multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes até 15 anos de idade. Essa ação destina-se a meninos e meninas não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. A SES/DF visa atingir a cobertura vacinal de 95%.
Com informações do G1