A partir desta terça-feira (25), a vacina contra a gripe fica disponível em mais de 100 salas de vacinação do Distrito Federal. A campanha é voltada a pessoas dos grupos prioritários, incluindo idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, gestantes e professores das redes pública e privada. Ao todo, mais de 1,2 milhão de pessoas podem se imunizar.
Leia mais: O desafio de Padilha à frente do Ministério da Saúde
O primeiro lote com 80 mil doses, entregue pelo Ministério da Saúde, chegou ao DF na última sexta-feira (21). O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforça que o imunizante reduz os casos graves e os óbitos.
“Não só salva vidas, como também contribui para a proteção de toda a comunidade, uma vez que diminui a capacidade de disseminação do vírus”, detalha.
Para tomar a dose, é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinas. A depender do grupo prioritário, pode ser exigida a apresentação de crachá ou contracheque, por exemplo.
“Convocamos esses grupos para receber a vacina e garantir a proteção contra a doença. Temos uma rede robusta de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e capacidade logística para assegurar o fornecimento das doses”, garante o secretário de Saúde, Juracy Cavalcante.
A vacina contra a gripe é atualizada anualmente a partir das cepas de maior circulação. A orientação é que, mesmo quem se imunizou em anos anteriores, compareça para garantir a nova dose. Em 2025, a proteção é garantida contra os vírus H1N1, H3N2 e B. A lista completa dos pontos de vacinação, com endereço e horário de funcionamento, está disponível na internet.