A cafeína é atualmente uma das substâncias mais utilizada em produtos emagrecedores, chamados termogênicos. Ela atua em diversos processos no organismo, e pode ser usada com o propósito de melhorar o desempenho na prática de exercícios, tanto aeróbicos quanto nos de resistência. O combate à fadiga representa um dos principais efeitos positivos dessa substância, além de proporcionar maior resistência. Ela também auxilia na concentração e por isso é usada em atividades que requerem maior atenção. A cafeína apresenta efeito vasodilatador e diurético, além de ser um ótimo estimulante.
- Advertisement -
Trata-se de uma substância que pode gerar dependência, e quando utilizada de forma incorreta, pode causar uma série de alterações no organismo, dentre elas irritabilidade, tremores, dores de cabeça, dores abdominais.
A legislação atual considera a cafeína uma substância legal que deve ser indicada para melhorar a performance de atletas de alto rendimento. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) alerta que a mesma possui um padrão de dosagem segura, que vai de 210mg até 420mg. A ANVISA tornou também obrigatória a indicação da presença de cafeína nos rótulos dos produtos, além de informar sua quantidade.
A cafeína está presente no café, em chás, refrigerantes, até mesmo em remédios para dor de cabeça. Mas a forma usada no esporte pode ser de forma isolada ou associada em cápsulas e bebidas com outras substâncias também estimulantes. O ideal é procurar um nutricionista habilitado para orientar sobre o uso correto da cafeína quando o objetivo é emagrecimento ou melhora de performance.