O União Brasil está fora da disputa eleitoral pela prefeitura de Boa Vista. O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima decidiu, por quatro votos a três, anular os registros das candidaturas do deputado federal Nicoletti e da deputada estadual Catarina Guerra. À decisão cabe recurso e a tendência é que ambas as partes recorram ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.
O caso abriu divergência entre os desembargadores e coube à presidente da Corte, Elaine Bianchi, dar o voto de minerva. Ela argumentou que a direção nacional do União Brasil burlou a resolução eleitoral criada pelo próprio partido para indicar Catarina Guerra, anulando a convenção municipal em Boa Vista que escolheu Nicoletti com 70% dos votos.
“Qual o sentido de existir convenção municipal se é o partido nacional que vai indicar o candidato? Ou isso aqui [resolução] tem força de estatuto e se aplica integralmente ou não tem validade nenhuma. Então, aplica-se o artigo 5º integralmente para dizer que o União Brasil está fora da disputa na eleição municipal na majoritária”, afirmou.