A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) acaba de se integrar à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), um sistema dedicado à colaboração, inovação e desenvolvimento em pesquisa e educação. O pró-reitor de Desenvolvimento Universitário da UnDF, Alan Silva Macedo, celebra essa nova conquista.
“É extremamente gratificante alcançar essa meta, pois demonstra um compromisso genuíno com o futuro da educação”, destaca Macedo. “Não se trata apenas de obter acesso a uma infraestrutura digital robusta, mas de fomentar um ambiente de colaboração e troca de conhecimentos que vai além das barreiras físicas. Isso me proporciona uma grande satisfação pessoal, sabendo que estamos construindo uma universidade mais acessível, integrada e preparada para o futuro.”
Com a adesão da UnDF ao Sistema RNP, a universidade ganhará acesso a uma rede de alta velocidade, suporte para projetos de pesquisa colaborativa, recursos educacionais e ferramentas tecnológicas. Além disso, a participação permitirá acesso a eventos, treinamentos e a engajamento em iniciativas que impulsionam a inovação e o avanço científico e educacional.
Para efetivar essa integração, a UnDF conta com a colaboração da Rede Metropolitana Comunitária de Educação e Pesquisa (Redecomep-DF GigaCandanga), que fornecerá uma infraestrutura de rede confiável com conexões de internet de alta velocidade, incluindo a instalação de fibra óptica nos campi Norte e Riacho Fundo.
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa é uma associação privada sem fins lucrativos que, desde 2002, atua como uma organização social (OS) para implementar e manter os objetivos do Programa Interministerial de Implantação e Manutenção da RNP. O projeto visa expandir as redes metropolitanas comunitárias para todas as 27 cidades com pontos de presença da RNP, atualmente abrangendo mais de 40 redes e mais de 500 instituições.
Através dos serviços oferecidos pela RNP, é possível acessar informações científicas em diversas áreas, incluindo bases de dados, e-books e periódicos científicos eletrônicos, disponíveis no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) e em outros canais.